Pastel Seco vs Pastel Óleo

07-08-2020

Pastel Seco vs Pastel Óleo

Pastel Seco vs. Pastel Óleo

Para os amantes do desenho com pastel, pode surgir por vezes uma questão pertinente: devo usar pastel seco ou pastel de óleo? Estes são os dois tipos de pastel que habitualmente podemos encontrar nas lojas. Para perceber qual o que melhor se adequa ao teu projeto, vamos aqui explorar as suas diferenças.

 

O pastel seco

Incontornável figura da Arte, Leonardo Da Vinci referiu pela primeira vez a elegância deste material para “pintar a seco”. Trata-se do tipo de pastel mais usado, sendo produzido a partir de uma combinação de giz branco, pigmento e goma-arábica, conferindo um acabamento mais seco e fosco.

O pastel seco não adere à superfície, permitindo que seja escovado, e apresenta uma tonalidade mais suave e delicada.

Se preferes pinturas mais claras, como aguarela ou tinta, assim como cores prontas para desenho, o pastel seco poderá ser a escolha mais indicada.

 

O pastel de óleo

Este tipo de pastel existe desde os anos 60, sendo que o seu fabrico é semelhante ao do pastel seco, tendo como diferença o óleo, componente que acabaria por dar nome a este material.

O pastel de óleo produz uma tonalidade intensa, podendo ser diluído no suporte com o uso de um pincel.

O pastel de óleo não seca ou endurece completamente (o que não acontece com as tintas a óleo), permitindo, assim ser trabalhado, tendo em conta a sua consistência cremosa e semelhante à cera.

Ao contrário do pastel seco, é um material que, utilizado em excesso, pode ser facilmente removido.

Se gostas de pintura a óleo e misturar cores para obter texturas únicas, o pastel de óleo poderá muito bem ser o que procuras para a tua próxima obra de arte.

 

 A decisão é tua!

Ambos os tipos de pastéis funcionam em qualquer superfície. Contudo, um papel com textura permite que o pastel fique na superfície, o que seria difícil de obter numa superfície lisa.

Tanto o pastel seco como o pastel de óleo têm efeitos muito diferentes, por isso deixamos ao teu encargo a decisão sobre qual dos dois usar (ou ambos).

Mantém uma mente aberta relativamente aos dois materiais, porque mais importante do que ler, é experimentar e explorar as diferentes técnicas de ilustração!

Acompanha os artigos do nosso blog e descobre mais sobre os nossos produtos.

Fique a conhecer melhor os produtos.

Subscreva a newsletter.